Cronica Corrida de São João em Arronches

(Foto de José Foles, Tauromaquia Alentejana)

Data importante a do passado dia 24 em Arronches, a já tradicional Corrida de São João, contou com uma casa bem preenchida para ver Tourear Luís Rouxinol, João Maria Branco e António Prates, pegavam os Grupos de Forcados de Arronches e Monforte, um variado curro de toiros, participantes de um concurso de Ganadarias.

Não merece a pena alongar-nos muito, a noite foi de António Prates que viria a ganhar o prémio para a melhor lide, e bem,
O Jovem cavaleiro veio a dar que falar, e quem sabe não seja a próxima revelação do toureio a cavalo, duas lides estrondosamente boas, em que deixou o publico a chorar por mais.
 Luís Rouxinol tocou-lhe um primeiro toiro muito difícil de tourear, um David Ribeiro Telles, gigantemente pesado e com muita maldade, um toiro que gerou muita perguntas e duvidas nas bancadas da castiça praça Arronchense.

Este exemplar fora do normal de David Ribeiro Telles, tocou pega-lo ao Cabo dos Amadores da terra, Manuel Cardoso, que numa grande atitude disse quem la vai sou eu, mas que infelizmente teve que vir a ser dobrado por Fábio Mileu e Pedro Nunes, que concretizaram com uma exaustiva cernelha!

Uma primeira tentativa de Manuel Cardoso com o touro a entrar só com um piton que rapidamente despejou o forcado, no seu segundo intento, o touro a arrancar-se de largo com enorme velocidade, e uma vez com o forcado na cara, a mandar um violento derrote ao forcado que o deixou inconsciente no meio da praça, o que veio a originar a dobra.

Sobre João Maria Branco, há que realçar a sua excelente quadra de cavalos, mas que e talvez derivado a falta de corridas, não conseguiu que as suas lides tivessem o sucesso pretendido.

A destacar também a pega vencedora da noite, uma pega ao ultimo toiro da Corrida, que foi também ele vencedor do Prémio Bravura.
Um Romão Tenório serio, em que Luís Aranha dos Amadores de Monforte lhe "arrancou" uma Grande Pega, mas não podendo ficar sem dizê-lo, também uma grande primeira ajuda de Carlos Falcão.

Pegaram por Arronches, Fábio Mileu e Pedro Nunes de cernelha, depois de terem que dobrar Manuel Cardoso, Tiago Policarpo ao primeiro intento, e João Rosa numa muito boa pega, também ele a primeira tentativa.

Por Monforte foram pegadores o estreante Henrique Pinheiro a segunda tentativa, o Aniversariante João Diogo Pereira a primeira tentativa e Luís Aranha, natural de Arronches, numa muito boa pega, também ele a primeira.

Foram vencedores deste concurso de Ganadarias, os toiros de Monte Cadema (apresentação) e de Romão Tenório Bravura.

Ganhou e bem o prémio de melhor lide o jovem António Prates e o prémio para melhor pega, Luís Aranha dos Amadores de Monforte.

Dirigiu com acerto este espetaculo, o Director de Corrida, Marco Gomes.

Saudações Taurinas
Diogo Ferreira