Madrid 2017
Sobre as oito da manhã partimos para Madrid junto da população de Monforte que ali se deslocou, uma excursão organizada pelo Município, que sempre procura apoiar os Toureiros da Terra. Esperava-nos uma viagem de mais ou menos 5 horas onde houve muito tempo para conviver, incluso com amigos de outras Nacionalidades que também ingressaram na Viagem.
Passados uns bons Km fez-se uma paragem na Estação de Serviço de Navalmoral de La Mata, onde sobressaiu a simpatia, não faltou comida, um bom tinto Alentejano e sobretudo a alegria da gente.
Após a curta pausa de meia hora, mais coisa menos coisa, seguiu-se viagem até Madrid, onde chegamos por volta das 13:30h, uma boa hora para "sacar" das merendeiras de novo e almoçar, foi então que apareceu o Fotografo e grande amigo Ricardo Relvas, que por ali andava para fazer uns retratos e mais tarde também ele fazer a Reportagem da Novilhada, rapidamente foi convidado a juntar-se a nós, e que depois de um agradável almoço nos fez uma visita guiada pelas ruas próximas da Monumental Plaza de Las Ventas.
O Ricardo para quem não sabe é um veterano da Fotografia Taurina, também ele já foi Novilheiro em tempos, está a mais de 40 anos em Espanha, um culto da Tauromaquia e uma excelente pessoa a cima de tudo.
Feita esta breve descrição, pode fazer uma ideia da excelente tarde passada com este Grande Homem da Tauromaquia, levou-nos a passear por inúmeras ruas de Madrid, mostrando-nos Monumentos, Restaurantes e Bares Taurinos e até a Peña Taurina do Grande Matador de Toiros Jose Tomas, tudo isto sempre contando-nos infinitas Historias de outros tempos da fidalguia, que nos deixou a todos fixados na maneira como as contava.
Depois da agradável visita, sentamos-nos numa óptima esplanada Madrileña, toda ela com um ambiente de Aficion, como "obrigatoriamente" teria de ser, desfrutando de um bom copo de Gin, onde tivemos a oportunidade de conviver com variadas pessoas do mundo dos toiros, sendo uma delas o meu amigo Jairo Miguel, matador de Toiros, que já não via desde o ano de 2013 quando estivemos juntos no Colóquio Taurino e Corrida de Toiros em Sta Amalia (Don Benito).
Após isso, já aproximando-se a hora da Novilhada, aproveitamos para fazer as despedidas e fomos entrando para a Grandiosa Plaza de Las Ventas, um agradável ambiente, onde confesso ter sentido uma enorme gratitude e satisfação em poder lá voltar.
Deu-se inicio ao Festejo e confesso, tinha em primeiro lugar interesse, em ver o Novilheiro João Silva "Juanito", miúdo que vi crescer na terra, miúdo que ainda saí com ele de Moço de espadas e o qual levei em ombros inúmeras vezes nas Bezerradas em que entrava.
Toureavam Angel Gimenez, Aitor Dario "El Gallo" e João Silva "El Juanito", que teriam como oponentes 6 novilhos de Conde de Mayalde.
Entrou no ruedo em primeiro lugar Angel Gimenez, que lhe tocou um toiro nobre de saída, mas que mostrou fraqueza logo de seguida, e falta de força, tendo assim o publico demonstrado o seu desagrado pedindo fortemente a devolução de este.
Ainda assim Angel Gimenez a estar bem na frente de este "Conde de Mayalde", fazendo o que podia.
No segundo touro do seu lote, o maior da Novilhada com 530kg, Angel Gimenez vingou a falta de força do primeiro, tendo cortado uma orelha, antecedida por uma voltereta. Com boas series pelo piton direito, Angel Gimenez mostrou o seu toureio, temple e naturalidade foram os "adjectivos" que melhor o descreveram, já pelo piton esquerdo as coisas não correram tão bem, parecendo um toiro diferente, a meter-se por dentro impossibilitando os passes, tendo após uma serie de muletazos, colhido o jovem novilheiro atirando-o para o chão causando momentos de pânico nas bancadas da Praça de Las Ventas.
Angel Gimenez não se deixou intimidar, levantou-se e presenteou-nos com duas séries pela direita, tendo terminado com uma estocada até ao fundo que originou uma orelha fortemente pedida pelo publico.
Seguia-se "El Gallo", que esperou este segundo da tarde à "puerta gayola", proporcionando depois uns bons lances de capote suaves e soltos.
Já na muleta a historia mudou por completo, iniciando a faena nos "medios", acabou com dois "pinchazos" e estocada, uma faena sem historia, que se veio a repetir no segundo que lhe tocaria do mesmo modo.
Sobre o Português João Silva, e ainda que pode-se "puxar a brasa a minha sardinha", tudo foi real, e pode se dizer que se destacou pela sua arte e toreria.
Tocou-lhe um primeiro de cor preta mais pequeno, mas que revelou ser o melhor da Novilhada, que junto com a arte do jovem Juanito proporcionou uma série de olés vindos da bancada.
Lances suaves e elegantes de capote reflectindo a personalidade do Português, terminando na muleta com várias séries seguidas de muletazos largos com elegância e postura perfeita, a meter-se entre os pitons deste terceiro da tarde, arriscando no final, e bem, com emocionantes "bernardinas".
Na hora de matar não teve sorte, e após um "pinchazo" fundo, teve que recorrer ao descabelho.
Apesar de não ter cortado orelha e de não lhe terem permitido a volta ao ruedo, João Silva marcou o seu toureio em Madrid e seguramente deixou uma mensagem.
- No segundo que lhe tocaria, e ultimo da Novilhada não teve tanta sorte, se o primeiro foi o melhor do Festejo, este seria candidato ao pior, após uns bons lances de capote, este Conde de Mayalde mostrou-se quase impossível de fazer alguma coisa, ainda assim João Silva conseguiu dar um passe ou outro de bom nível mas que infelizmente não passou disso.
Assim terminou a Novilhada, e embora Portugal não tenha levado orelhas, ficou provado que aqui também se fazem bons Toureiros, fomos até a carrinha do jovem Novilheiro, onde pedidos de autógrafos e Fotografias não faltaram, tendo mesmo ficado para ultimo a sair do terreno da Paza de Las Ventas, logo após darmos o "enhorabuena", voltamos ao sitio do autocarro para nos pormos ao caminho, felizmente voltamos a ver o amigo Ricardo Relvas e podemos-nos despedir com tempo.
Após uma longa viagem de regresso, chegamos a casa cansados, mas com um enorme orgulho nas nossas origens, foi um fim de semana de muito trabalho, mas com a gratitude e satisfação de ver quantos Aficionados somos pelo mundo.
Saudações Taurinas
Diogo Ferreira
Veja as Fotografias captadas durante a Novilhada!