No dia de ontem teve lugar na bonita localidade de Salvaterra a tradicional corrida do Tomate onde tivemos pela frente um belo concurso de ganadarias, estavam em disputa as ganadarias Miura, Palha, Veiga Teixeira, Murteira Grave, António Silva e Fernandes de Castro.
Como cavaleiros estavam em praça António Ribeiro Telles, Filipe Gonçalves e Francisco Palha, as pegas estavam a cargo do grupo forcados Amadores de Santarém e Lisboa.
Confesso que quando cheguei a Salvaterra achei que nas imediações da praça o movimento não era muito, contudo às 17h tudo isso mudou com três quartos de casa fortes, mostrando que a nossa tauromaquia está viva e de plena saúde, ainda para mais quando nos dias anteriores o tempo não foi o mais convidativo.
Antes de relatar o que se passou dentro da arena não posso deixar de mencionar que foi bonito ver nas bancadas da praça vários forcados de outros grupos como Vila Franca, Aposento da Chamusca, Monforte, Azambuja, Caldas...
É bom quando às nossas praças vão também aqueles que na tarde ou noite não vão participar activamente.
Dentro de arena realçou e encantou António Ribeiro Telles, a tarde foi sua e nós aficionados fomos levados a outros tempos de festa brava onde a qualidade e saber era uma constante.
António Telles perante o Grave que lhe calhou em sorte brilhou, mostrou saber, técnica, deu uma aula de toureio e acima de tudo mostrou verdade é querer...
Perante tal triunfou deu duas voltas à arena debaixo de uma praça de pé a aplaudir e que merecido foi!
Filipe Gonçalves ao contrário de outros dias apenas cumpriu mas não deixou saudade.
Francisco Palha marca Salvaterra com uma excelente sorte Gaiola fazendo vibrar as bancadas, colocando um excelente ferro ao Castro que se mostrou manso, "ordinário" e complicado.
Para os homens das ramagens tanto Santarém como Lisboa merecem o nosso maior aplauso, tiveram toiros duros e bastante complicados onde por vezes o que eram nas lides não o foram nas pegas, o que dificultou bastante a vida aos dois grupos.
Ficou patente na tarde de ontem que não só as pegas à primeira tentativa que deixam história, as tentativas foram muitas mas a garra e entrega dos dois grupos foi enorme e por isso temos que ficar orgulhosos com o que vimos.
De forma geral pegas dutas e de grande entrega (como assistiram em directo aqui pelo nosso site, e atenção que foi em directo mesmo e não com linhas a relatar).
Destacar dois forcados por Santarém Francisco Graciosa e por Lisboa João Varanda de Carvalho que tiveram tanto um como outro um grande par de braços.
Foram ainda caras por Santarém o cabo João Grave e Rúben Giovety e por Lisboa Pedro Gil e Duarte Morais a dobrar Vítor Epifanio e que grande firmeza nos deram, foram enormes todos.
Para um concurso há que ter o seu vencedor e neste caso não podia ser mais justos, a ganadaria Murteira Grave arrecadou o prémio apresentação e bravura, um toiro que nos fez lembrar os toiros de antigamente....
Bela tarde de sol em Salvaterra e até quinta-feira no Campo Pequeno!!!
Vão aos toiros aficionados e lutem activamente pela nossa festa.
Saudações taurinas
Lara Veiga Vicente
Veja algumas fotos desta óptima tarde de toiros, captadas pela objectiva de Maria Mil-homens