Hoje pelas 15:30h estivemos presentes na castiça Praça de Touros de Arronches, no Festival Taurino que nesta se realizou, um dia Agradável onde tudo indicaria que esta fosse estar repleta de Aficionados,
Um Cartel constituído pelos Cavaleiros, Francisco Cortes, Marco José, Gonçalo Fernandes e Salgueiro da Costa, e pelas Cavaleiras Praticantes Verónica Cabaço e Soraia Costa.
Pegaram os Amadores de Azambuja, Arronches e Coimbra, que tiveram como oponentes 6 Novilhos - Toiros de "Isidro dos Reis".
Ao Contrario do que indicaria a estupenda tarde de sol, a corrida teve uma fraca presença no que toca ao público.
Ao falar dos cavaleiros, pode-se falar de um modo geral, que tiveram todos lides normais, sem "sal" e com pouca História, destacando-se entre estes Gonçalo Fernandes e João Salgueiro da Costa, que se empenharam algo mais que os restantes colegas de Profissão, tendo conseguido "chegar" de outro modo ao público nas bancadas, colocaram alguns ferros de muito boa nota, e rematando as sortes de um modo agradável aos olhos de quem assistia.
Também Soraia Costa, que apesar de alguns ferros postos de longe, conseguiu chegar "até às" bancadas, sendo que após cravar alguns ferros de boa nota, rematava as sortes com umas bonitas piruetas, deixando assim o publico que até a data estaria algo "maçado", de novo com outro entusiasmo.
Falando nos homens das Ramagens que hoje ali actuaram, apesar da má apresentação de este curro "Isidro dos Reis", viu-se empenho e entrega em frente a estes Novilhos, um curro de "Toiros" acessível, em que os cabos puderam dar a oportunidade aos mais novos de demonstrar a sua valentia e admiração pelo Forcado Amador.
O primeiro da tarde, lidado por Francisco Cortes, "tocou" aos Amadores da Azambuja, em que foi cara o Forcado Valter Soares, que consumou ao segundo intento, de seguida, no touro que foi lidado por Marco José, foi a vez de Fábio Rita dos Amadores de Arronches consumar a pega à primeira tentativa.
Em terceiro lugar toureou Gonçalo Fernandes e eram "pegadores", o Grupo de Coimbra, o cabo José Freire elegeu o Forcado Nuno Afonso, que concretizou ao terceiro intento.
Depois de um curto intervalo, onde foi Apresentado Oficialmente o Pasodoble dedicado aos Amadores de Arronches, criado por Vasco Viana e tocado pela Banda de São Miguel de Machede, saiu à Praça o 4º da tarde, lidado por Salgueiro da Costa, que tocaria aos Amadores da Azambuja, mas que infelizmente após um ultimo ferro, ficou "inutilizável", não podendo assim, ser pegado.
Depois da infelicidade anterior, e devido ao Grupo da Azambuja ter ficado assim sem pegar, no quinto da tarde lidado por Verónica Cabaço, touro a que pertencia pegar aos Amadores de Arronches, foi de realçar a fantástica atitude do Cabo Manuel Cardoso, em ceder o lugar de Forcado de Cara aos Amadores de Azambuja, pegando este 5º a meias. Consumou ao segundo intento pela Azambuja, Renato Pereira.
No ultimo do Festival, lidado pela Cavaleira Praticante Soraia Costa, saltou para a cara pelos Amadores de Coimbra, o forcado Pedro Casalta, que consumou a primeira tentativa.
Touros - Dos 6 "Isidro dos Reis" que saíram à praça, destacaram-se pelo tamanho que apresentaram , os últimos dois toiros do Festival, lidados por Verónica Cabaço e Soraia Costa.
No que toca a qualidade, falando de um modo geral, tivemos um curro não muito cooperativo, algo "reparões" e a "acabarem-se" cedo, tendo o 4º toiro, depois de uma boa lide do jovem Cavaleiro, João Salgueiro da Costa, ter ficado inutilizável, impossibilitando assim a actuação do GFA Azambuja.
De realçar o excelente trato dos Amadores de Arronches, e do seu cabo Manuel Cardoso, que nos receberam da melhor maneira possível, a qual já estamos habituados.
Saudações Taurinas
José Diogo Faia