Admiro os Forcados mais que nada... Por Lara Veiga Vicente

Falar de forcados é tão estranho é ao mesmo tempo difícil...  todas as palavras que irei expressar aqui são efectivamente para aqueles que são forcados de alma e coração, os que se andam a pavonear nas arenas pouco lá se aguentam por isso não adianta perder tempo!!!!
Já tentei encontrar várias definições do que para um de vocês é ser forcado?? O que sentem?? O que pensam?? O que idealizam???
E confesso que como mulher (o que torna a tarefa mais difícil) tive que reunir um pouco de cada um que me marcou de certa forma para que depois na junção de todos eu encontrasse a resposta exacta...
Tenho que admitir que a pessoa que mais me fez ter consciência do que poderá o vosso coração sentir foi sem dúvida o Nuno Mata (Ap. Moita) quando me diz que depois de tudo pelo que passou a sua entrega continua a ser total e a sua vontade extrema... aqui percebi que de facto o vosso coração que bate ao compasso de um pasodoble é um coração tão mas tão forte e com uma capacidade de superação extrema!!!
Ainda no Aposento da Moita filtrei um pouco da humildade das palavras de José Maria Bettencourt que da sua simplicidade me diz "ser forcado é um modo de vida...", mais uma vez tenho que vos aplaudir pois alguém que arrisca a vida por amor não está ao alcance de todos!
Alguém que também me mostrou a realidade do que é ser forcado foi Vasco Pinto dos amadores de Alcochete que me diz "um bom forcado tem que ter a capacidade de ser bom forcado dentro de praça e bom homem fora dela.." a vossa conduta é deveras exemplar quando uma jaqueta vestem e a responsabilidade de que tudo corra bem por vós e pelos que com vocês caminham é de louvar e aplaudir uma vez mais.... 
Alguém que também me ensinou a ser forcado foi António Cortesao que mesmo já afastado das arenas me afirmou que "uma vez forcado, forcado a vida toda"!!!
Mais uma vez é perante todas estas características e ideias que fui retirando apenas posso dizer que ser forcado é um amor único!!! 
A adrenalina que vos corre nas veias, que começa logo dias antes da corrida, aquele nervosismo mais que justificado no dia anterior à corrida, o acordar de manhã, arranjar o saco, olhar a jaqueta e o barrete e o orgulho ser evidente na vossa cara é algo único... 
O desejar chegar ao fardamento e o vosso nome ser anunciado é o coração bater numa hapoteose única e sem controle possível..  o caminho para a praça em que aqueles momentos apenas vos corre no pensamento "vou entregar o meu corpo a este grupo é aconteça o que acontecer darei o melhor de mim.. "!!
Ao entrar para a corrida e o pasodoble tocar, mas o coração estar mais acelerado do que qualquer outra coisa aí sim o momento da verdade chega.... 
No momento em praça tudo o que é externo é esquecido e vocês vivem aquele momento como não vivem qualquer outro.
Aí vem a saída do toiro e cada um de vocês pensa, "este é à minha medida", quando o cornetim toca o vosso pensamento e o vosso coração pensa o que a vossa alma sente "este momento é meu e daqueles que caminham ao meu lado e vamos aí dar tudo... "!!
Quem da bancada vos vê pensa estes homens vivem isto como alguém vive um amor pleno...
E aí no momento da pega existem a explosão total de demonstração de garra e determinação,  seja uma boa ou menos boa pega, a vossa intenção é sempre a mesma "a minha pele é esta jaqueta e cada um de vocês faz parte de mim, por isso mesmo a minha alma é entregue aqui e agora"!!!
No final da corrida os sorrisos são únicos e a certeza que deram tudo é exacta... 
Perante tudo isto apenas vos posso agradecer por nos darem a cada dia um significado tão nítido,  generoso, e tão exacto do que é amar o que se faz sem que se receba nada em troca!!!
Como diz o meu amigo João Branco dos amadores de Riachos ser forcado é a melhor parte de si e perante isto sei que cada um de vocês que o é dá a sua melhor parte!!! 
Mencionei aqui alguns nomes como poderia mencionar outros tantos mas terei que agradecer a cada um de vocês que dignifica uma jaqueta, este amor, esta dedicação, esta entrega...
Obrigada forcadagem...
Um obrigada de quem vos admira e acima de tudo respeita!! 
Saudações taurinas 
Lara Veiga Vicente