Ser aficionado é amar a arte, é a entrega entre o amor e uma grande paixão. Nós aficionados temos dentro de nós um conteúdo de certezas e acima de tudo uma vontade enorme de lutar dia para dia por algo que nos faz tão bem e que nos deixa sobretudo felizes e completos!
Amar a tauromaquia não está ao alcance de todos e por isso mesmo nem todos se podem considerar aficionados, pois os aficionados de verdade procuram saber mais, conhecer a história, dar contributo e em maior parte das vezes valorizar e homenagear a nossa festa brava.
O aficionado vive em festa, o aficionado é a típica pessoa em que de tudo faz uma festa e que a própria vida é vivida em constante alegria, sempre pronto para a confraternização e para a amizade partilhada entre um bom fado, uma boa bifana, uma viola e uma desgarrada.....
Nós aficionados chegamos ao ponto de nos sentirmos "deprimidos" no período de Novembro a Fevereiro, a época termina sempre ao dia 1 de novembro e o que é certo é que no final da Feira Nacional do Cavalo na Golega nós aficionados já desejamos que comecem as corridas!!
Nós aficionados andamos de olhar triste no final da temporada, mas esse olhar muda quando Fevereiro chega e sabemos que a alegria do coração a ouvir um pasodoble está de volta!
Há lá sensação melhor que estar sentado numa praça a ouvir um pasodoble, vendo a beleza do toiro e do cavalo em praça, o observar da força do toureiro e da garra do forcado?? Não não há....
Quando nos acusam de não amar os animais estão redondamente enganados, pois nós aficionados somos os que mais lhes damos valor.
Não vamos mais longe, quantos anti-taurinos por exemplo sabem apreciar um toiro bravo? Quantos o sabem observar? Sabem classificar a sua bravura e apresentação???
Pois nós aficionados sabemos e valorizamos acima de tudo esse belo e bravo animal quando ele executa as funções para que foi criado.....
Tenho orgulho em ser aficionado, em dar valor ao toiro, ao cavalo, ao fado, ao flamenco e a tudo o que está inerente à festa brava!
Há lá coisa mais bonita que um toiro bravo no campo, posteriormente em praça a mostrar a sua destreza e força!!!
Ser aficionado é amar de alma e coração a festa brava, é se emocionar em praça com um belo curro, é aplaudir um toureiro e um forcado levantando uma praça com a sua boa prestação!!!!
Ser aficionado é viver com o coração ao compasso de um pasodoble e de uma sevilhana....
Nós aficionados não somos melhores nem piores que ninguém mas uma coisa é certa terem amor a algo como nós temos à festa brava dificilmente se encontra por aí!!!!
Orgulho-me de ser aficionada e se depender do meu amor e da minha dedicação então a tauromaquia será eterna!!!!
Saudações taurinas
Lara Veiga Vicente