Rubrica Semanal:Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz falha com José Mestre Batista! Por Lara Veiga Vicente
(Fotografia feita à porta do museu) |
Reguengos de Monsaraz tem localizado numa zona da cidade o museu Tauromáquico José Mestre Batista!
José Mestre Batista nasceu em São Marcos do Campo, concelho de Reguengos de Monsaraz a 30 de Maio de 1940, sendo um filho da terra faz todo o sentido ter um museu com o seu nome e com o espólio da sua brilhante carreira como cavaleiro. Até aqui tudo bem, o pior é quando nós aficionados e todos aqueles que gostam e valorizam quem foi José Mestre Batista se apercebem que é revoltante assistir ao que se passa no Museu e que pelos vistos o senhor presidente da Câmara nada faz.
Em primeiro lugar mencionar que o senhor presidente apenas se importa e valoriza o vinho da terra fazendo com que muitos se questionem se o senhor é vendedor de vinho???!!! Ainda para mais depois de na corrida da TV este ano em Reguengos quando foi entrevistado e depois de Mestre Batista ter sido homenageado no Campo Pequeno (situação que não aconteceu nas três corridas realizadas em reguengos este ano) apenas fazer menção aos vinhos e nunca ao nome do emblemático cavaleiro. Outra questão que intriga é o facto da cidade ter sinalização de tudo e mais alguma coisa e não haver uma única placa a mencionar a localização do Museu! Mas o mais grave de tudo isto é o que se está a passar no Museu e que isso sim alguém terá que tomar uma atitude Já!!!
Não podem apenas viver de promessas e juras para arrecadar votos e depois de facto nada é feito.
Então o senhor presidente tem em posse da câmara municipal todo o espólio doado pela D. Tina Batista viúva de Mestre Batista que o preservou durante 50 anos, e em 15 meses que é o tempo que a câmara o tem está a olhos vistos uma degradação do mesmo!!!! Eu própria visitei o Museu e constatei que algumas molduras de cartazes se encontram partidas (uma delas de um cartaz de uma corrida de reguengos de toiros em pontas que saíram em praça na altura), assim como se encontra bichos nas cartas que estão armazenadas em vitrines.... Na entrada do Museu deveria estar um ponto de luz para se poder observar convenientemente a mesma (e algo que foi prometido pelo senhor presidente da câmara) e o que se encontra é um fio desadequado que só impobrece a placa e o próprio Museu (como podemos ver na foto) e já lá vão 15 meses!!!!
Todas estas situações só me levam a perguntar ao senhor presidente: - Só interessa a Reguengos de Monsaraz vender vinho???
Pois na minha opinião de aficionada posso garantir que é uma falha enorme pela memória de uma das figuras mais emblemáticas da nossa tauromaquia e uma ofensa à D. Tina Batista que gentilmente cedeu o espólio do marido para que os aficionados o pudessem continuar a homenagear. Senhor presidente da câmara veja que é prioritário algo fazer em relação a esta situação.
Saudações taurinas Lara Veiga Vicente