Entrevista a João Silva "El Juanito" já disponível!


- Esta semana viemos até Badajoz para falar com o jovem Novilheiro sem Picadores, João Silva “El Juanito”.
- Jovem natural de Monforte(“Capital do Toureio”), terra de Toureiros, ganadarias, forcados entre outros, que desde muito cedo implementou esta arte na sua vida, acreditando e trabalhando, hoje é o que todos sabemos, esta semana sentámos-nos a mesa do café com ele, para nos contar um pouco da sua história e carreira até aos dias de hoje!

Toureiro de Prata: João bom dia, primeiro que tudo deixe-nos dizer que é um prazer para nós estar aqui hoje na sua companhia, então vamos lá saber um pouco de si.
João onde nasceu a paixão pelos toiros, como começou tudo?

El Juanito: Bom dia a todos, Nasce desde muito pequeno, a minha família sempre foram  grandes Aficionados e o meu pai, era na altura bandarilheiro do Maestro João Moura, o qual eu acompanhava desde bebé, então desde que me lembro de existir já tinha sempre claro o que gostava, penso que a parte de tudo comigo aconteceu "...que começa como uma brincadeira e torna-se a tua vida."

Toureiro de Prata: Em criança achavas-te uma criança diferente por em vez de uma bola por exemplo a paixão ser uma muleta ou um capote?
El Juanito: Sempre fui inculcado no mundo do touro, mas sempre joguei futebol como outro hobbie,  mas desde pequeno tive claro que o que de verdade me fazia feliz era agarrar um capote ou uma muleta e mais tarde diante dos animais sentia-me feliz a tourear.
Toureiro de Prata: O que é para ti ser Toureiro a pé?
El Juanito: Uma forma de vida, de expressar, de sentir, de emocionar, de sentimentos mútuos e de viver um risco com paixão.
Toureiro de Prata: O que significa para um jovem sair em ombros por exemplo em La Real Maestranza como já aconteceu?
El Juanito: No meu caso como acho que sou ambicioso e inconformista é um passo mais numa larga e dura, mas bonita carreira, quando se obtém triunfos dessa dimensão no meu caso é um significado que o caminho que levo é o correto e esses triunfos são a recompensa de todo o sacrifício e treino intenso diário, tanto físico, mental e intelectual.

Toureiro de Prata: Que significado teve a encerrona em Vila Nueva del Fresno, em que te encerraste com 6 novilhos?
El Juanito: Foi importante e serviu-me muito para esta temporada 2015, acho que esse dia marcou um antes e um depois e tenho consciência interior que os triunfos grandes obtidos esta temporada foram resultado da experiencia que consegui obter nessa encerrona, mas foi um dia muito especial por vários motivos e emoções bonitas.

Toureiro de Prata: Para um jovem toureiro estar presente em 32 novilhadas e sair 26 vezes em ombros, que sentimento se transporta perante tal situação?
El Juanito: Sentimento de superação e de que a próxima temporada que seguramente subirei ao novo escalafón, afrontá-lo com ilusão com a vontade que afrontei esta temporada e poder ser o numero 1 que é com o que todos sonhamos. Há que sonhar, querer, esforçar, aplicar e triunfar e quando chegar o fracasso ter suficiente humildade para o assumir e melhorar.

Toureiro de Prata: Ficaste em segundo no concurso de melhores novilheiros sem picadores em Sevilha o que representou para ti elevar o nome de Portugal daquela maneira?
El Juanito: Portugal é o meu país e irá comigo sempre no coração vá onde vá e Quero que os aficionados portugueses deem valor a isso e apoiem como estão a fazer que é para mim um orgulho e motivação. O triunfo de Sevilha foi um sonho cumprido, sabia que quando chegasse a altura estaria preparado e assim foi, a primeira foi uma noite que guardarei para sempre com muito carinho um triunfo em Sevilha que todos souberam admirar.

Toureiro de Prata: Na novilhada do Campo Pequeno sofres um grave acidente logo no início da lide!
Sendo na praça mais importante do país e num momento alto, que sentimentos e pensamentos te passaram pela cabeça?
El Juanito: Quando entrei na enfermaria, o corte sangrava abundantemente e eu pedi que me dessem pontos para poder sair a tourear o meu segundo novilho mas tinha dois tendões cortados e estava a perder muito sangue e não era possível, levava  muita responsabilidade essa noite e também muita ilusão e penso que o publico soube valorar a minha pequena actuação devido ao percalço.

Toureiro de Prata: Acredito que tenha sido um misto de emoções, tomaste noção logo da gravidade da situação?
El Juanito: Não acho que só tive noção depois de ter sido operado mas sangrava como uma torneira desde o primeiro momento.

Toureiro de Prata: Que sentimento se tem ao chegar ao hospital e perceber que terias que ser operado e que a tua época terminava ali?
El Juanito: De alegria por incrível que pareça, não de terminar a temporada claramente porque perdi duas novilhadas que faltavam mas sim de saber que tanto nesse dia como em todos os outros que me tinha vestido de toureiro tinha saído da praça com a noção que tinha dado o meu melhor e no dia do Campo Pequeno tinha noção que só havia duas alternativas, Porta Grande ou Porta da Enfermaria!

Toureiro de Prata: Qual o teu maior ídolo da tauromaquia?
El Juanito: Há grandiosos toureiros neste momento, prefiro deixar essa reflexão para o meu interior.

Toureiro de Prata: Já muito tens alcançado mas os bons profissionais ambicionam mais, qual a praça que mais sonhas pisar um dia?
El Juanito: Faltam muitas por pisar, mas quero que o dia que pisar essas praças que todos os toureiros sonhamos estar preparado para conquistar o público e poder triunfar!

Toureiro de Prata: Todos os intervenientes da tauromaquia têm o sonho do seu cartel de excelência, para ti qual seria esse cartel?
El Juanito: Morante, Talavante, Juanito.
Toureiro de Prata: Portugal tem valorizado muito pouco o toureio a pé, na tua opinião o que é necessário fazer já para mudar essa situação?
El Juanito: Criar oportunidades, aposta, apoiar e confiar. Simples.

Toureiro de Prata: Qual a tua opinião sobre os toiros de morte em Portugal?
El Juanito: Daria outra importância á festa é essa a essência o touro morrer como um verdadeiro lutador na arena e batalhar com a sua bravura para ter o direito a voltar ao campo.

Toureiro de Prata: Qual a praça com mais significado para ti? E porquê?
El Juanito: Sevilla, o porquê é obvio mas prefiro deixar esse sentimento só para mim; mas em todas vou com as mesmas ideias de triunfar.

Toureiro de Prata:  Na tua opinião qual o momento alto da tua carreira até agora?
El Juanito: O que estou a viver neste momento e os que se Deus quiser viverei!

Toureiro de Prata: Qual a situação mais complicada que já viveste como toureiro?
El Juanito: Acho que ainda é demasiado cedo para as dizer porque ainda tenho que passar por muito duros momentos mas sempre houve muita gente e momentos a querer destruir o que tem dado tanto trabalho a construir e acho que sempre haverá, a vida é uma batalha constante.

Toureiro de Prata:  A tua família sempre te apoiou na escolha de ser toureiro?
El Juanito: Sempre, nos bons e maus momentos!

Toureiro de Prata: Quem sentes que seja também o grande responsável pelos teus sucessos alcançados até hoje?
El Juanito: Todos os que de alguma maneira ou de outra e quiseram bem e me têm ajudado como é o caso da escola de Badajoz etc... Mas o meu pai sempre foi a grande influencia.

Toureiro de Prata: Sentes que deves uma agradecimento publico a alguém?
El Juanito: Ainda é demasiado cedo, falta um longo caminho por percorrer.

Toureiro de Prata: Sabemos que a arte de tourear a pé é mais valorizada por exemplo em Espanha. Sentes necessidade de um dia abandonar Portugal e fazer vida lá fora?
El Juanito: Neste momento vivo em Espanha mas levo Portugal no meu coração. Sou Português.

Toureiro de Prata: Para um toureiro a pé que significa a muleta e o capote?
El Juanito: A sua vida.

Toureiro de Prata: Consegues conciliar a tua vida profissional com a tua vida pessoal?
El Juanito: Pelo menos tento mas ás vezes é complicado porque as pessoas Não sabem distinguir, mas sim sempre tento.

Toureiro de Prata: Para um rapaz tão jovem, como consegues lidar com o facto de ser uma pessoa já conhecida e ainda para mais fruto do seu talento e arte?
El Juanito: Humildade e inconformismo acima de tudo!

Toureiro de Prata: Qual a ganadaria que mais gostas de tourear?
El Juanito: Encaste Domecq e Núñez de Algumas ganadarias.

Toureiro de Prata: Qual a primeira avaliação que um toureiro tem que fazer assim que o toiro sai dos curros?
El Juanito: "Hechuras" e se remata aos burladeros.

Toureiro de Prata: Consegues nomear dois nomes que aches que mereçam destaque no toureio a pé, um da tua geração, e outro de uma geração mais antiga?
El Juanito: Talavante e Belmonte.

Toureiro de Prata: Queres deixar uma mensagem de agradecimento a alguém?
El Juanito: A todas aquelas pessoas que amam a tauromaquia que sejam fiéis sempre a ela. Os jovens são o futuro.


Toureiro de Prata: Obrigado João em meu nome pessoal e em nome da equipa do toureiro de prata pela tua disponibilidade, simpatia, e acima de tudo respeito por nós e pelo nosso trabalho e também por todos os aficionados que gostam de ti e que através desta entrevista conseguiram ficar a conhecer melhor quem é o jovem João Silva o toureiro "Juanito".
Que a tua recuperação seja rápida e total, e que muito em breve Voltes a uma praça e mostrares o que melhor sabes fazer que é tourear!!!!


- Guião de perguntas: Lara Veiga Vicente 
- Entrevista e edição de texto e fotografia: Diogo Ferreira 
- Agradecimento especiais ao João Silva