A Crónica do Redondo já disponível!


TRIUNFADORES DA TARDE NO COLISEU DE REDONDO LUÍS ROUXINOL E AMADORES DE MONSARAZ!!!

O coliseu de Redondo recebeu hoje mais uma tarde de toiros, onde o cartel era entusiasmante e os toiros enchiam as medidas aos aficionados que se sentem sempre satisfeitos quando se fala da ganadaria Passanha, três toureiros com provas mais que dadas e de tamanha história e qualidade na nossa tauromaquia e três grupos de forcados alentejanos com vontade de mostrar garra e dedicação à jaqueta, o que é certo é que nem tudo foi linear, nesta tarde de toiros estavam em disputa os prémios para a melhor lide a cavalo e para a melhor pega, mas vamos começar pelo que se assistiu hoje em praça e no fim justificar e apresentar os triunfadores da tarde!!!
O primeiro cavaleiro a sair à praça foi Rui Salvador que lhe saiu em sorte o número 63 com 565kg, um toiro com boa apresentação e que assim que saiu dos curros meteu bem a cara ao capote, levantando um pouco as mãos mas a ser obrigado a corrigir pelos banderilheiros, Rui Salvador de imediato enquadrou o toiro ao cavalo conseguindo captar a sua atenção e sendo ele a mandar, ao cravar o primeiro ferro Rui Salvador colocou o toiro à sua disposição e conseguiu fazer dele o que assim desejava conseguindo uma lide a gosto mas na minha opinião de pouco entusiasmo, o cavaleiro ainda tentou entrar nos terrenos do toiro mas não colocou o público em satisfação plena!
O segundo da tarde que calhou a Rui Salvador e o 4' da corrida pesava 500kg, um toiro cheio de sentido assim que sai dos curros, saltando minutos seguintes à saída a teia, pela segunda vez Rui Salvador não mostrou uma lide de exaltação e de brilhantismo, ficando o público à espera de um Rui Salvador mais entusiasmante e a arriscar mais, duas lides muito paralelas e sem brio!
O segundo cavaleiro a sair à praça foi Luís Rouxinol que lhe calhou o segundo toiro da tarde com 545kg um toiro que sai com enquadramento ao capote, colocando bem a cara, Luís Rouxinol desde o início foi ele a mandar na lide com bons ferros compridos a um toiro que o sentido dele era a teia, Luís Rouxinol arriscou, entrou nos terrenos do toiro e colocou toda a sua eficácia e clareza nos ferros curtos.
O segundo do seu lote e o 5' da tarde saiu à praça com 535kg, um toiro que encheu as medidas a Luis Rouxinol e que este soube aproveitar da melhor maneira, fazendo valer a pena a nós aficionados estar na praça, nos ferros compridos apresentou toda a sua eficácia e determinação, nos curtos existiu toda a entrega e garra do cavaleiro, aqui o público agradeceu o que já à muito pedia, uma lide de entusiasmo!!!
No seu par de banderilhas Luís Rouxinol mostrou em praça o que já à muito nos tem habituado, um par à sua medida entrado nos terrenos do toiro, passando em tábuas e concretizando com a maior eficácia!
O público estava em apoteose e pede mais um ferro ao cavaleiro logo autorizado pelo director de corrida, passamos então a um ferro de palmo, em que o toureiro se coloca em terrenos fechados e cravando de forma brilhante, levando o público ao rubro e de pé a parabenizar o toureiro!
Por fim tivemos Sônia Matias que lhe calhou em sorte o terceiro da tarde com 530kg, Sônia de imediato arrisca com o toiro entra nos seus terrenos e fazendo com que o mesmo saísse da sua zona de conforto e não se fechasse em tábuas, os primeiros ferros não foram eficazes, já nos curtos, crava um violino que mostra a sua vontade e ambição, contudo foi uma lide simples e pouco entusiasmante!
O sexto da tarde sai à praça com 535kg, e aqui o que senti é que Sônia Matias quis demasiado e conseguiu muito pouco, a cavaleira estava em praça com um nervosismo que passou à lide e que a prejudicou, o que fez com que a sua lide fosse desorganizada e os ferros caíssem cada um para seu lado, aqui era importante estar presente a calma e a coordenação.
A sua lide ficou marcada por um violino em terrenos fechados e de risco, onde a cavaleira conseguiu concretizar e fazer valer, após este ferro Sônia Matias cai do cavalo com este parado, eu que estava de frente reparei que o cavalo pôs mal a pata dianteira quando a cavaleira esperava que lhe entregassem o último ferro, é importante mencionar o companheirismo e amizade do cavaleiro Rui Salvador que de imediato saltou à arena para a auxiliar.
Agora no que toca aos forcados as coisas não foram as melhores, começando pelos forcados da casa os amadores de Redondo, abriu praça o cabo Hugo Figueira que pega à quarta tentativa um toiro que não estava para fazer mal pois se assim estivesse as coisas teriam sido piores, o forcado esteve sempre mal com o toiro, recua mal, não se fecha ao toiro e no momento da reunião por estar mal fechado não consegue concretizar!
Na última tentativa o forcado pega a sesgo e de uma forma que tinha que ser pegado e ponto final, ao contrário do que assisti no Campo Pequeno onde o grupo esteve presente hoje assistiu-se um grupo fraco a ajudar, sem vontade e sem enquadramento!
O segundo que calhou em sorte aos amadores de Redondo foi o 4' da tarde e foi à cara o forcado Fábio Caeiro mais uma vez o grupo de Redondo a ter a prestação idêntica ao que se tinha passado na pega de Hugo Figueira, o forcado da cara na primeira tentativa fechou-se mal, no momento da reunião e no primeiro derrote do toiro o forcado não conseguiu resolver!
Na segunda tentativa o forcado da cara não está fechado na cara do toiro, no momento da reunião o forcado está completamente fora da cara do mesmo e o grupo ainda tenta amenizar a situação e dar como concretizada a pega, o que vale é que o público de Redondo não permitiu tal situação pois o toiro não estava pegado e o grupo voltou a mais uma tentativa!
Na última tentativa e esta a sesgo, o forcado Fábio Caeiro consegue se fechar no momento da reunião e o grupo fechasse com ele já em tábuas!
Algo importante de mencionar é o facto de que os amadores de Redondo vão as pegas logo de início como se ja lá tivessem ido várias vezes, o que faz com que o grupo vá com imenso nervosismo e atrapalhação!
O segundo grupo a sair em praça foi os amadores da Póvoa de São Miguel ao primeiro toiro que lhes calhou em sorte o segundo da tarde foi cara o forcado Albino Martins a primeira tentativa o forcado adianta-lhe as mãos, não permitindo qualquer hipótese de se fechar nem ele nem o grupo.
Na segunda e na terceira tentativa já a sesgo o forcado da cara deixa passar o toiro sem lhe tocar com um dedo sem se perceber muito bem o porquê.
Na quarta tentativa o forcado volta a estar mal com o toiro e não concretizando a mesma, só à quinta tentativa se consegue fechar mas numa pega sem brio, entusiasmo, e garra....
O segundo da Póvoa foi o quinto da tarde foi cara o forcado Fábio (o apelido não me foi possível ouvir e recolher) que pega à primeira tentativa, fechasse bem na cara do toiro, no momento da reunião o toiro ainda o tenta sacudir, mas o forcado da cara agarra com firmeza e o grupo ajuda com coesão!!!
Por último estiveram em praça os amadores de Monsaraz que foram sem dúvida no que toca a forcados os triunfadores da tarde!
Ao primeiro que lhes sai em sorte o terceiro da tarde vai à cara o forcado Nelson Campaniço que executa uma pega com técnica e eficácia, no momento da reunião o grupo a fechar com garra e coesão!
No segundo da tarde dos amadores de Monsaraz foi a apoteose plena no que toca à forcadagem!!!
Foi cara ao segundo de Monsaraz e sexto da tarde o forcado David Silva, com um toiro áspero e a bater, o forcado fechasse na cara do mesmo com um belo par de braços, prova disso foi ter conseguido ficar na cara do mesmo após dois derrotes violentos do toiro, o grupo a fechar com o forcado da cara de uma forma plena, eficaz e coesa!
Nesta pega não posso deixar de mencionar o primeira ajuda Ricardo Massano que se entregou de alma e coração e fez também desta pega a pega da tarde, fechando com uma clareza e técnica exemplar e dessa forma ter sido chamado à praça para dar a volta!!!!
Parabenizar ainda a dupla de campinos pelo excelente trabalho e por merecida volta à praça também!!!!
Em disputa prêmio para a melhor lide que foi entregue e bem entregue ao cavaleiro Luis Rouxinol no segundo da tarde e o prêmio para a melhor pega e nem podia ser de forma diferente aos amadores de Monsaraz com a sexta pega da corrida!!!!


Saudações taurinas
Lara Veiga Vicente